quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entrecosto e migas de espargo

Entrecosto e migas de espargo


Ingredientes:
 
1/2 kg de entrecosto e  lombinhos de porco (preto, de preferência)
1/2 linguiça ou chouriço  de porco preto
Duas colheres de chá de massa de alho
Duas colheres de chá de massa de pimentão
1 copo de vinho branco
1 folha de louro
Mete-se os lombinhos dentro de um saco de congelaçao juntamente com a massa de alho, de pimentão, o louro e o vinho, fecha-se e agita-se por forma a misturar tudo e deixa-se nesta vinha de alhos durante 2 horas. Retiram-se do saco e fritam-se em azeite quente os lombinhos, o entrecosto e o chouriço.  Em casa do meu avô era ligeiramente diferente: esmagavam-se alhos no almofariz e misturava-se colorau em pó,  sal grosso, esfregavam-se as carnes com esta pasta, deitava-se o vinho e punha-se num alguidar e assim ficava de um dia para o outro nesta vinha de alhos. Eu faço mais simplificado porque não perde nada em sabor e ganha-se em tempo.
Para as migas de espargos:
Pão alentejano ( há no Continente embora eu habitualmente compre numa lojinha em Algés um pão da Vidigueira ideal para estas migas)
1 molho de espargos verdes
2 ovos
Azeite da fritura das carnes
 3 dentes de alho
Cozem-se os espargos com uma pitada de sal, escorrem-se, picam-se e guarda-se a água da cozedura.
Picam-se o alhos e fritam-se em azeite e quando loiros juntam-se os espargos e um pouco do pingo das carnes. Põem-se fatias do miolo do pão numa tijela com um pouco da agua dos espargos para amolecerem e juntam-se depois aos espargos mexendo bem para os misturar, juntam-se os ovos batidos e, se necessário mais um pouco do azeite da fritura das carnes. As migas vão começar a formar um bolo compacto e, quando secas, a despegarem-se da frigideira, forma-se um rolo comprido,  retiram-se e colocam-se numa travessa com os lombinhos à volta e rodelas de laranja. Convém acompanhar com um bom vinho tinto, alentejano de preferência e uma boa salada, bem avinagrada, para cortar os fritos.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário